Antes de irmos para a pergunta chave sobre conhecer quem adoramos, quero falar um pouco sobre Adoração.
Significado: a adoração é o reconhecimento humilde da absoluta e incondicional sublimidade e grandiosidade de Deus sobre todas as criaturas; diz sobre um coração submisso a Deus, portanto, é algo interno e individual. Seguindo esse pensamento, para adorar a Deus deve-se conhecê-lo.
Em João 4:22 a 24, Jesus estava em uma conversa reveladora sobre quem ele era com uma mulher Samaritana, onde revelou ser o Messias esperado. No meio da conversa, no verso 22, ele disse "Vós adorais o que não conheceis" e, em seguida, nos versos 23 e 24 Jesus indica que "os verdadeiros adoradores adorarão ao PAI em espírito e em verdade". Nota-se que os verdadeiros adoradores são FILHOS e, sendo filhos, conhecem muito bem o Pai, seus gostos, características, sua voz e preferências.
Assim, vemos que a verdadeira adoração vem de quem conhece a Deus. A adoração é uma resposta a quem Deus é em seus atributos e seu caráter. As vezes me pego pensando "será que adoramos ao Deus único e verdadeiro ou a um "deus" que nós mesmos criamos?".
Que esse questionamento ecoe em nossos corações e que o Espírito Santo revele a nós quem Deus é através das Escrituras, e que a nossa adoração seja ao Único Deus.
Finalizo com o Salmo 145, que fala sobre alguns dos atributos de Deus .
Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras.
Comemorarão a tua imensa bondade e celebrarão a tua justiça.
O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.
Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor; e os teus fiéis te bendigam. (Salmos 145:6-10)
Parabéns, Mônica! Texto imporante! 😀